Você

Início » Dúvidas Frequentes

Por que, em certas ocasiões, o laboratório solicita nova coleta de sangue ou outros materiais?

Várias causas podem levar a um pedido de recoleta para nova análise, entre elas:

  • Entrega com atraso ou fora do horário determinado;
  • Contaminação da amostra ou material insuficiente;
  • Recipiente em má condição de assepsia;
  • Interferências (medicamentosas, alimentares, etc.);
  • Coletas que não seguiram os critérios estabelecidos e podem prejudicar a qualidade do exame;
  • Confirmação de resultados muito alterados;
  • Problemas em relação aos equipamentos, que impossibilitam a análise no devido tempo.

Por que, em certas ocasiões, o braço fica roxo após a coleta de sangue?

O hematoma ocorre devido ao extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em algumas situações, tais como: veia fina, delicada e frágil, paciente com pressão alta, falta de boa compressão no local da punção, movimentos executados com força logo após a coleta e em pacientes que estão usando medicamentos que alteram a coagulação do sangue (aspirina e anticoagulantes orais).

Que fatores podem influenciar os resultados dos exames? Jejum

Para uma parte dos exames, o tempo de jejum é necessário e pode variar de acordo com o pedido. Vale lembrar que o jejum prolongado (mais de 12 horas para o adulto) leva a alterações nos exames. Água e medicamentos podem ser mantidos.

Dieta

Alguns exames requerem uma dieta especial antes da coleta. Caso contrário, os hábitos alimentares devem ser mantidos para que os resultados possam refletir o estado do paciente no dia a dia.

Atividades físicas

Não se deve, a princípio, praticar exercícios antes dos exames, exceto quando prescrito. Eles alteram os resultados de muitas provas laboratoriais, principalmente enzimáticas e bioquímicas. Por isso, recomenda-se repouso antes da coleta.

Medicamentos

O médico deverá orientar sobre a possibilidade ou não da suspensão temporária do medicamento. O paciente nunca poderá interromper voluntariamente seu uso. Ao laboratório, é necessário informar sempre os medicamentos utilizados nos dias que antecedem a coleta.

Data da menstruação ou tempo de gestação

Essas informações devem ser informadas ao laboratório, pois dependendo da fase do ciclo menstrual ou da gestação ocorrem variações fisiológicas que alteram a concentração de várias substâncias no organismo, como hormônios e algumas proteínas. Para a coleta de urina, o ideal é realizá-la fora do período menstrual, mas se for urgente, poderá ser colhida, adotando-se cuidados de higiene.

Relações sexuais

Para alguns exames, como espermograma, há necessidade de alguns dias de abstinência sexual.

Ansiedade e stress

O paciente deverá relaxar antes da coleta. O stress afeta não só a secreção de hormônio adrenal como de outros componentes do nosso organismo. A ansiedade conduz a distúrbios no equilíbrio ácido-básico, aumenta o lactato sérico e os ácidos gordurosos plasmáticos livres, entre outras substâncias.